Toda empresa está sujeita à reclamações e exposição na internet. Seja um post em blog, um tweet, uma publicação via Facebook, um vídeo no YouTube, o mundo digital e o constante crescimento no número de usuários mobile permite que se divulgue uma informação com poucos minutos do acontecimento. Aqui no Blog da Diretriz já demos algumas dicas para gestão de crise nas redes sociais. Agora, veja algumas dicas para se antecipar a uma crise e impedir que a sua marca fique “queimada” na web.

1. Monitore

Para gerenciar uma crise é preciso saber exatamente quando ela irá ocorrer e se antever. Utilizar uma ferramenta de gerenciamento como Scup ou Hootsuite permite criar campos de “search” e identificar quando o nome da sua empresa, produto, serviço ou afins forem citados nas redes sociais.

Outra dica é criar um alerta também em ferramentas como o Google Alerts. Dessa forma, caso exista uma citação em um blog ou site, será possível verificar a menção. Lembre-se que uma crise sempre surge após uma reclamação exposta ser compartilhada, obter muitos comentários e nenhuma intervenção por parte da sua empresa.

2. Tenha um plano de contingência

Durante a Análise SWOT da sua empresa é possível enumerar de forma objetiva os problemas que poderiam ocorrer na sua empresa e com graus de seriedade. Um restaurante pode enfrentar problemas como higienização, atendimento, qualidade dos ingredientes, decoração ruim, falta de estacionamento, falta de acesso a cadeirantes, entre outro. Uma Oficina pode encontrar problemas quanto a consertos mal feitos, falta de cumprimento dos prazos de entrega, preços altos tanto em peças quanto em prestação do serviço se comparado com o valor de mercado etc.

Saber em quais situações negativas sua empresa pode ser incorporada permite criar estratégias para solucionar tais problemas quando os mesmos ocorrerem.

3. Crise não tem hora, lugar ou preconceito contra o tamanho da empresa

Não importa se você está agindo como um microempreendedor individual, uma pequena ou média empresa, ou uma multinacional. As crises podem surgir a qualquer momento e para qualquer uma delas. Basta uma falha, uma expressão negativa durante um atendimento, uma promessa não cumprida e o boom pode ocorrer. Logo, fique preparado e sempre atento ao que estão falando da sua empresa.

Uma das vantagens da Gestão de Redes Sociais é criar um parâmetro de imagem da marca na web e procurar remover erros, resolver ou obter melhorias antecipadamente com base em sugestões dos clientes.

Gostou das dicas? Tem uma dúvida específica ou está passando por um problema? Coloca ela nos comentários e teremos o prazer em ajudar!

E se você quer uma gestão de redes sociais eficiente para o seu negócio, entre em contato conosco e solicite um orçamento!