Os sites de relacionamento são hoje um dos maiores focos em investimento em Marketing Digital para as empresas, não só pelas vantagens já descritas aqui e aqui, mas também pelas facilidades de atingir o público desejado através de anúncios segmentados, tornando possível a realização de metas específicas. Contudo, uma vez que todo investimento deve estar associado a um retorno – ROI – direto ou indireto, saber como analisar essas informações é crucial. Veja dicas de como mensurar os resultados nas redes sociais de acordo com alguns objetivos mais comuns.

1. Acessos, visualizações e alcance.

Caracteriza-se como acesso a quantidade de vezes que um usuário acessou a sua página em uma rede social, seja ela uma Fan Page, um canal no YouTube ou página no LinkedIn. As visualizações, por sua vez, é a quantidade de informação vista por cada usuário. Já o alcance é a quantidade de pessoas que são impactadas por informações provenientes da sua página nas redes sociais. Dessa forma, uma publicação pode alcançar vários usuários sendo que, um único indivíduo, pode visualizar várias publicações através de um único acesso.

Tanto o Facebook, LinkedIn e YouTube contam com ferramentas próprias para coletar esses dados que irão ajudar a entender se o seu público está ou não engajado.

2. Interações

As interações podem ser descritas como cada ação realizada por um usuário. No Facebook pode ser uma curtida, um comentário postado, um compartilhamento ou review. No Twitter, um RT, por exemplo. Descrever no planejamento de marketing digital da sua empresa quais métricas e KPI’s serão utilizados na análise de dados é fundamental para medir o nível de engajamento do público em relação a cada tipo de conteúdo, horário, dia, linguagem e formatos de publicação feitos nas redes sociais.

Medir a quantidade de compartilhamento das publicações e relacionar com a quantidade de alcance obtido e as conversões em novas interações ou ganhos de novos seguidores / fãs é um ótimo KPI. Afinal, nada melhor do que ter suas publicações sendo divulgadas pelo seu próprio público-alvo, não acha?

3. Conversões em cliques

Uma das vantagens das redes sociais é direcionar o seu público para canais de informação como um site ou blog. Medir o número de tráfego de referência pelas redes sociais é uma forma de comparar o retorno em acessos que cada plataforma gera e saber quais merecem mais investimento ou que não trazem qualquer retorno.

4. Inscrições, leads e downloads.

Outro grande benefício das redes sociais é obter um bom alcance de publicações mais comerciais, voltadas para objetivos como compra de um produto, contratação de um serviço, inscrição em um curso ou evento, obtenção de leads para campanhas de email marketing ou de fidelização de clientes, ou obtenção de um infoproduto como um e-book ou manual, por exemplo. Medir essas conversões é uma forma de saber quantas pessoas clicaram em links nas postagens ou anúncios das redes sociais, acessaram uma página com formulário e finalizaram a ação através do envio do mesmo.

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