Como já mencionamos, garantir uma boa pontuação de EdgeRank é fundamental para que sua página seja vista, acompanhada e obtenha um bom retorno. Isso será possível a partir do momento em que você investir em conteúdo relevante e melhorar o nível de engajamento dos seus fãs. Para ajudar a Fan Page da sua empresa nesse desafio, preparamos algumas dicas bastante úteis.

 

1. Utilize fotos e imagens nas suas publicações

Uma pesquisa publicada em julho de 2013 pelo Socialbakers aponta que 93% dos conteúdos mais engajados publicados no Facebook são as que possuem fotos e imagens. Essas publicações são responsáveis por obter 53% a mais de curtidas e 104% mais de comentários.

A pesquisa analisou o total de likes, comments e compartilhamentos em mais de cinco mil Fan Pages de marcas. O resultado mostrou ainda que 2% das publicações mais interessante foram gerados por links, mais 2% por vídeos e 3% por status.

Utilizando o novo Facebook Insights é possível, no entanto, ver quais são os conteúdos que mais impactam os fãs da sua página. Assim, você pode entender se publicar vídeos não seria melhor do que imagens, ou quais tipos de fotos geram melhores resultados.

 

2. Escute o seu público e pergunte

De acordo com uma pesquisa realizada pela Kissmetrics, uma publicação que tem como foco principal fazer uma pergunta ou pedir a opinião dos fãs atrai até 100% mais interações na forma de comentários do que as tradicionais.

Por isso, procure despertar a ação dos usuários na sua Fan Page. Quanto maior for a participação deles na sua página, maior será o nível de pontuação no quesito Afinidade, mais importante quesito atual do EdgeRank. Pedir aos fãs que curtam ou comentem uma publicação também é bastante eficaz.

Lembre-se também de fazer perguntas perspicazes e voltadas para o público, ou o máximo que você conseguirá serão algumas curtidas…

 

3. Saiba exatamente quando publicar

O novo Insights também possui um gráfico essencial para os Analistas de Mídias Sociais: o When Your Fans Are Online (ou Quando seus fãs estão Online, em português). Esse gráfico mostra a quantidade de usuários que acessam a internet segmentados por dia da semana e horário. Dessa forma, você pode planejar suas inserções da melhor forma para gerar maior engajamento dos fãs da sua marca.

Afinal, não adianta nada fazer uma publicação sensacional em dias e horários em que haverá baixa visualização, não é? Publicando no momento certo, você aproveita todo o potencial da sua publicação, melhorando até suas chances de ser republicado pelo Story Bumping.

 

4. Utilize as informações do Facebook Insights

Apenas para enfatizar, o Insights é o melhor amigo do Analista de Mídias Sociais, já que é ele que vai fornecer dados essenciais para as tomadas de decisões na Fan Page. Por isso, fique atento a cada conteúdo publicado, analisando os horários, dias, alcance, visualizações, viralização e formas de engajamento obtidas.

Fique atento também nos resultados gerados por determinados tipos de imagens e de formas de comunicação utilizadas. Muitas vezes a maneira como você se posiciona ou a qualidade de uma imagem podem influenciar no nível de engajamento da publicação.

 

5. Seja direto e social

Utilizar mensagens curtas também contribuem para uma maior interação dos usuários. Segundo a Track Social, textos com menos de 250 caracteres geram 60% mais de participação, enquanto posts com até 80 caracteres podem ter mais de 66%.

Utilizar emoticons também são mais eficazes, já que são responsáveis por 33% a mais de comentários e de compartilhamentos, de acordo com pesquisa da AMEX OPEN Forum Infographic.

 

Curtiram o nosso post de hoje? Temos muitas outras dicas quentinhas preparadas para os próximos. E se você tem mais sugestões, contribua com esse post utilizando os nossos comentários. Ou indique para os seus amigos! =)

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