Engajar o seu cliente é importante. Mas sabe o porquê? Provavelmente, pensará algo como “para melhorar o relacionamento com o cliente para que ele possa ser fidelizado”. Sim, é exatamente por isso. Parece fácil e simples, assim falando, mas será mesmo? Engajamento requer conhecimento e experiência com o seu público. É necessário empatia e um bom timing para se aproveitar das boas oportunidades. Na internet, tudo ganha uma repercussão maior, seja positiva ou negativa.

Estudos apontam que a internet de banda larga móvel já ultrapassa a de banda larga fixa, ou seja, as pessoas estão preferindo utilizar os seus smartphones e tablets para fazer compras ou pesquisa alguma coisa no Google a fazer o mesmo nos computadores pessoais. Com isso, as marcas estão procurando cada vez mais estarem presentes na vida dos seus consumidores. Tal se consegue através do engajamento nas mídias sociais.

A primeira regra para se conseguir sucesso com o engajamento é esquecer esse lance de “consumidor” ou “cliente”, a marca precisa enxergar as pessoas como pessoas. Afinal, o cidadão do mundo online não quer ser visto como um número ou um segmento de interesse, ele quer ser visto como um indivíduo e quer se sentir especial.

Tire esse pensamento de que o mais importante é vender. O mais importante é ter um relacionamento com o seu consumidor. Tendo isso, o resto é consequência. Esse relacionamento precisa quase a ser algo pessoal. Lembre-se sempre que o habitante do mundo online deseja se sentir acolhido. Quando ele recebe um bom tratamento nas mídias digitais, ele passa a virar um fã daquela marca, inclusive indicando, compartilhando e curtindo ativamente. Além disso, tudo o que ocorre no mundo virtual reverbera no off-line.

A internet é um mundo onde tudo se espalha rápido, sejam elas positivas e negativas. Temos muitos exemplos de campanhas que foram engajadas e obtiveram bastante sucesso, sejam elas de marketing ou não. Por exemplo, quem não lembra o “Cala A Boca Galvão”? Ou diversas outras campanhas que chegaram aos Trending Topics do Twitter. Aproveite essa onda de engajamento que somente a internet possui e a utilize ao seu favor.

Mas, não se esqueça, tudo na internet precisa ser antes bem analisado e estudado. Para isso, é importante um bom estudo de mercado e conhecer com quem você está lidando, pois qualquer deslize pode ser fatal e tornar uma “bola de neve” de problemas.

Quer possuir um bom relacionamento com o seu consumidor? Conheça as nossas soluções para Social Media.