Já demos aqui no blog várias dicas especiais para empresas que buscam investir na fidelização de clientes. Uma das estratégias do Marketing Digital que auxilia bastante nesta tarefa é a criação de campanhas planejadas de Email Marketing. Se bem desenvolvidos, ela se torna uma forma eficiente de trabalhar o recall da sua lista de contatos aumentando assim as chances de conversão. Com o crescimento do índice de inclusão digital e dos usuários de dispositivos móveis, criar um newsletter eficaz, por exemplo, requer uma adaptação especial para tablets e smartphones. Veja algumas dicas eficientes para formatar bem um email marketing para sua empresa direcionadas para acessos mobile.

Utilize um conteúdo mais direcionado. Uma das vantagens das ações via email é que é possível setar disparos segmentados, ou seja, para nichos específicos. Ao desenvolver um email marketing para dispositivos mobile é recomendado que as imagens e textos passem de forma breve a informação principal. Utilizar fontes grandes não só ajuda na visibilidade quanto na leitura em si. Além disso, promova links em locais onde o toque seja bem aproveitado, evitando assim tentativas de acessar um conteúdo difícil de atingir pois o usuário não conseguiu clicar.

Formate a seu newsletter usando HTML. É isso mesmo. Além de evitar queda na caixa de spams de usuário, usar textos curtos, fontes dentro dos padrões web e imagens leves em uma codificação HTML permite mais agilidade ao abrir o email. Pode parecer desnecessário, mas imagina a diferença que fará para um usuário que acessa, por exemplo, através de um celular com tecnologia 3G.

Foque na experiência do usuário. Realizar testes é a melhor forma de garantir uma boa usabilidade do seu email enviado. Verifique se o conteúdo está bem legível, cronometre o tempo de abertura, veja se os call-to-actions e links possuem uma boa área de toque e, por fim, verifique a exibição em vários sistemas como iOS, Android e Windows Phone.

Mensure todos os dados. Realizar análises das campanhas disparadas ajuda a identificar informações importantes como os horários que garantem melhor taxa de abertura em cada lista, as chamadas, os tipos e cores de botões que convertem mais, o CTR, entre outros.

Com essas dicas, com certeza você poderá obter bons resultados com estratégias de email marketing já pensadas para acessos móveis. E se tiver dúvidas, utiliza os comentários ou entre em contato conosco!