É sabido no setor de Marketing e Comercial das empresas que todo investimento deve gerar retorno. A busca pelo ROI não é algo fácil e, portanto, requer bastante atenção, principalmente na hora de dar início ao planejamento estratégico. Definir as métricas e KPIs que serão estudados para medir o fluxo de conversões é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer negócio. Veja algumas dicas que podem orientá-lo na hora de identificar como estão as vendas da sua empresa.

Gere uma lista de Leads. A taxa de novos consumidores interessados em sua marca é um indicador de interesses do seu público-alvo e abre espaço para novas oportunidades de negócios. Criar um funil de vendas ajuda a filtrar sua lista de e-mails a ponto de selecionar apenas aqueles com maior potencial de conversão, seja a curto, médio ou a longo prazo.

Mensure a taxa de conversão. Uma vez que a filtragem ocorra é função da sua equipe de vendas garantir o máximo de aproveitamento. Se o Marketing faz seu trabalho e os leads são gerados, a falta de conversão é um indicador de que algo está errado no processo de convencimento do cliente. Nessa fase, é preciso identificar onde está o problema? Na forma de apresentação do produto ou do serviço, no nível de atendimento do vendedor, na qualidade do que está sendo vendido, entre outros.

Análise o cliente e seu relacionamento com a empresa. Embora o processo de conversão ocorra constantemente é preciso avaliar se o faturamento obtido está sendo positivo ou não. Aumentar o ticket médio por cliente e mensurar os custos e receitas geradas por ele em prazos diferentes auxilia na resposta à dúvida: ele é rentável ou não? Estudar os processos que ajudam na retenção de clientes e solucionar os problemas que geram sua saída também são pontos importantes.

Adapte as dicas acima e com certeza você conseguirá criar uma boa estratégia de vendas para o seu negócio, corrigindo falhas e aproveitando melhor as oportunidades.