Para quem não se lembra ou não ficou sabendo, em abril houve algumas mudanças no algoritmo do Facebook. Com essa mudança, a rede social estará priorizando que apareça na sua linha do tempo publicações de seus amigos ao invés de publicações de fanpages. Algo que pode ser bem problemático para quem trabalha com Marketing Digital nessa plataforma.

O Facebook explicou em seu blog que essa mudança foi uma resposta a pedidos dos usuários, que preferiam visualizar em sua linha do tempo conteúdo de seus amigos ao invés de conteúdo institucional de empresas.

Visando melhorar a experiência daquele usuário que possui poucos contatos e conteúdo para ser visualizado, o Facebook revogou uma antiga restrição que impedia que o conteúdo de uma mesma pessoa ou página fosse exibido em sequência na linha do tempo. Claro que isso significa que haverá uma enxurrada de publicações da mesma pessoa, só quer dizer que pode ocorrer de uma postagem vier uma em seguida da outra.

Agora, para quem possui muitos contatos, o Facebook estará priorizando o conteúdo de usuários e páginas que o usuário julgar importantes. Essa é uma forma de não deixar nada passar despercebido. Sendo a própria rede social, o ideal é criar um equilíbrio entre aquilo que o usuário considera prioridade e as postagens e notícias de páginas.

E, por fim, o Facebook vai aos poucos diminuir aquelas postagens aleatórias que aparecem na sua linha do tempo só porque um amigo comentou ou curtiu.