Muitos falaram mal, muitos reclamaram e fizeram piada, mas agora o seu fim chegou. Não, não estou falando do Zorra Total. O tão malfadado Internet Explorer teve os seus dias contados. E, por incrível que pareça, deixará saudades. Aposta que levará quanto tempo para os hipster sentirem saudade dele, como fazem com o Orkut e o MSN? Mas, enfim, essa novidade surgiu com o lançamento do Windows 10, que recebeu o apelido de Project Spartan.

O vice-presidente do Windows destacou algumas das novidades que o navegador trará. Por exemplo, aumentar a interação com outras pessoas e com a web. É possível grifar partes importantes do texto e fazer anotações no navegador com uma caneta stylus, um mouse ou um dedo. Sim, você leu direito. Além disso, é possível abrir uma caixa de comentários e selecionar trechos de páginas para compartilhar nas redes sociais.

Pensando em revolucionar as formas de se ler na web, um dos diferenciais é que o browser possui um novo modo de leitura, onde o texto fica destacado. Sem contar que você pode salvá-lo para ler depois, o que também pode ser feito em modo off-line.

E o mais interessante ficou para o final: a inclusão de uma assistente virtual, a Cortana. Ela pode lhe ajudar de diversas formas ao navegar pela internet. Por exemplo, se você entra em um site de restaurante, ela lhe dá informações sobre o local, endereço e como chegar até lá. Achou nada demais? Pois, se você grifar em uma comida do cardápio, ela ainda lhe dá os valores nutricionais daquele alimento.