Clientes plenamente satisfeitos devem ser um dos principais objetivos das empresas. Afinal, a organização está ali para convencer de que oferece as melhores opções do mercado. Porém, alguns vendedores esquecem de princípios básicos na hora de efetuar a venda e os consumidores saem das lojas frustrados. Veja três dicas simples que fazem a diferença na hora das vendas para o seu cliente e para o seu negócio.

Crie uma boa relação
Seja simpático e atenda cada cliente da melhor forma possível. Você terá que lidar com todos os tipos de compradores, desde os taxativos aos super indecisos. Identifique qual o perfil dele e adeque seu atendimento. Nada é mais chato do que entrar em um estabelecimento e ser mal recepcionado, com cara feia. Você logo pensa que o vendedor quer mais é que chegue a hora dele ir embora. Nesses casos, a única coisa do qual o consumidor será convencido é de procurar a concorrência. E não adianta sorrisos falsos, fica perceptível. Seja verdadeiramente cordial e o trate da forma que gostaria de ser tratado.

Entenda os desejos do cliente
Muitas vezes quando o cliente chega à loja já tem uma ideia do que deseja adquirir, mas busca opções e opiniões. Cabe ao vendedor, que mantém contato direto com o produto, indicar que alternativas existem, quais as vantagens e preços, e o que se adequa melhor às vontades do cliente. Mas para isso, ele precisa escutá-lo e compreendê-lo. Alguns não têm paciência de ouvir o cliente e já vão lhe entupindo de opções. Para uma venda bem-sucedida, se ponha no lugar do cliente, descubra o que ele realmente deseja e forneça isso.

Fidelize os clientes
Aplicando técnicas de vendas eficientes, provavelmente o cliente irá retornar. Ao desejar um novo produto, em vez de procurar a concorrência, lembrará que foi bem atendido em seu estabelecimento e que seu desejo foi suprido. Grandes empreendedores sabem o quão é importante ter clientes fiéis. E isso é possível alcançar com simples técnicas de atendimento que utilizem como armas a simpatia e o bom senso. É importante manter treinamentos com sua equipe para que esse espírito cordial esteja sempre afiado, e que haja uma legião de clientes realizados.

Gostou das dicas? Você concorda que, na hora de efetuar uma compra, o atendimento faz toda a diferença? Conta pra gente nos comentários. 😉