Ao criar um planejamento estratégico para empresa é preciso obter uma série de dados e informações cruciais para o bom funcionamento, manutenção, crescimento e desenvolvimento da mesma no mercado. Dentre as várias metodologias e ferramentas disponíveis, uma das mais utilizadas, conhecidas, práticas e uteis é a Análise SWOT.

O significado de SWOT está na sigla das palavras:

Strengths           –    Forças
Weaknesses       –    Fraquezas
Opportunities    –    Oportunidades
Threats              –    Ameaças

Essas quatros características são fundamentais para averiguar o quadro geral de uma empresa. Para realizar sua análise SWOT basta seguir as dicas abaixo:

1. Colete informações

Para saber exatamente como uma empresa está ou será posicionada é preciso conhece-la bem, identificando os fatores que influenciam diretamente ou indiretamente no seu negócio tanto em ambiente externo (legislações, feriados, períodos de baixa e alta estação etc), como em ambiente interno (pessoal, equipamentos, tecnologias, metodologias, entre outros.

Levando em consideração esses dois ambientes é preciso segmentar as informações e classifica-las em um quadro contendo o SWOT. Logo, anote quais são as forças e fraquezas da sua empresa em relação às suas concorrentes, como a forma de trabalho que eles seguem, quantidade de pessoas, tipos de profissionais, produtos e máquinas utilizadas, entre outros. Através de categorias como produtos, profissionalização, serviços e outros pode-se ter uma visão mais objetiva do que precisa ser fortalecido e do que pode melhorar ainda mais.

Em relação ao ambiente externo é preciso analisar as ameaças e oportunidades ao seu negócio. Uma oportunidade pode ser caracterizada como formas de investimento em elementos que agregam valor à sua marca. Alguns exemplos são: lançamentos de novos produtos e serviços cuja demanda existe mas ninguém comercializa, possibilidade de abertura de uma filial em um local onde há carência daquilo que você oferece, entre outros. Por outro lado, ameaça é tudo o que pode trazer problemas para sua empresa como: possibilidade de assaltos constantes se a área em que sua empresa fica for muito perigosa ou uso de tecnologias mais avançadas por um concorrente.

2. Estruture de forma correta

Após coletado todos os dados é hora de organizá-los. Para isso, separe dois organogramas com uma tabela como a apresentada abaixo:

tabela-analise-swot-agencia-diretriz-digital-marketing-branding

3. Analise os dados calmamente

Uma vez organizado as informações coletadas dentro do diagrama é preciso fazer a análise e transformar os dados em insights. Logo, analise com calma e veja como fortalecer os pontos fortes, aumentar a qualidade do que está fraco, investir nas oportunidades disponíveis para a sua empresa e criar estratégias para reduzir os danos e problemas causados pelas ameaças.

Curtiram as nossas dicas? No próximo post, daremos algumas dicas para criar o seu Planejamento de Marketing Digital. Continue acompanhando.

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