Criar estratégias voltadas para o digital está cada vez mais complexo e exigindo bastante das empresas, de seus departamentos de Marketing e das agências especializadas. Diariamente novas funcionalidades, tecnologias, métodos e políticas de uso surgem, dificultando o estudo dos profissionais que devem se adaptar rapidamente às mudanças. Alguns pontos, porém, são importantes de ser acompanhados e, para isso, trouxemos 05 fatos importantes sobre Marketing Digital.

1. O futuro é mobile. Tenha consciência de que cada vez mais o mobile estará presente e forte. Não há para onde fugir, é preciso investir fortemente nessa área se não quiser ser deixado para trás. Não basta uma ação de marketing digital eficiente para usuários de computadores pessoais, é preciso atingir aqueles que acessam pelos seus tablets e smartphones.

2.  Instagram deve ser usado corretamente. A estratégia do “Me segue no Instagram, que eu te sigo de volta” já não é tão eficaz assim. O Instagram é uma rede social que vem se destacando bastante. Depois de incrementar os anúncios, a plataforma veio a se tornar um campo fértil para quem deseja anunciar. A tendência é que as marcas se tornem mais presente e invistam mais na rede social de fotos.

3. Investimento em anúncios são cada vez mais importantes. O Facebook passou a investir cada vez mais em anúncios baseados em compras. Além disso, 20% dos links de busca do Google para varejistas estavam no Shopping Ads, segundo pesquisa do Adobe Digital Ads. Logo, a criação de estratégias envolvendo anúncios via Facebook Ads e/ou Google AdWords são cada vez mais cruciais para gerar boas conversões.

4. A Geração Y é mais flexível. 83% dos millennials estão abertos à recomendações de marcas sobre cultura ou conscientização, comparados a 74% dos baby boomers. Neste caso, estratégias que gerem conteúdos voltados para provas sociais, como depoimentos e reviews são elementos fundamentais no argumento de vendas do consumidor final.

5. A tecnologia não espera por ninguém. Estamos vivendo uma constante mudança na tecnologia mundial. Cada vez mais empresas, como Google, Apple, Facebook e Microsoft buscam “subir o nível do jogo” em proporções gigantes. Internet das coisas, balões de conexão à internet em países com baixa inclusão digital, pesquisas e protótipos de wearebles devices, convergência digital entre dispositivos. Todos são fatores que precisam ser estudados, pois irão revolucionar a forma como o mercado compra e vende.

BÔNUS

Para finalizar, confira o vídeo abaixo que mostra um parâmetro atual do mercado mundial: